Hipertensão Arterial: veja os principais fatores de risco e porque você deve se prevenir

Controlar a pressão arterial é desafio para o mundo. A hipertensão é o principal fator de risco para infartos e Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), que são hoje, as maiores causas de mortalidade no mundo. No Brasil, por exemplo, a hipertensão arterial atinge cerca de 32% da população adulta, ou seja, aproximadamente 36 milhões de indivíduos. Cerca 60% são idosos tem hipertensão, além disso, direta ou indiretamente, a hipertensão contribui para 50% das mortes por doença cardiovascular.  

Entre os fatores responsáveis pela mudança na pressão estão: 

  1. Excesso de gordura abdominal; 
  1. Excesso de bebida alcoólica, sal e alimentos com muito sódio; 
  1. Sedentarismo; 
  1. Estresse; 
  1. Outras possíveis causas, porém, menos frequentes, são o uso de medicamentos por tempo muito prolongado como anti-inflamatórios, anticoncepcionais, doenças congênitas, alterações na tireoide, glândula suprarrenal e lesões renais. 

A doença da modernidade: 

A hipertensão tem uma grande pré-disposição genética envolvida, porém, não é possível descartar outros fatores como os hábitos comuns da modernidade, como obesidade, sedentarismo, tabagismo, ingestão excessiva de bebidas alcoólicas, excesso de sal e o estresse contribuem para o avanço da doença.  

Esses fatores são considerados por muitos especialistas como problemas da modernidade, pois são hábitos cada vez mais recorrentes e comuns a geração atual. 

Como é feito o diagnóstico da hipertensão 

O diagnóstico pode variar conforme os momentos em que surge a hipertensão. Quando os valores se apresentam alterados durante a consulta médica e também em casa, o paciente é diagnosticado hipertenso.   

Para que seja feito um diagnóstico preciso, é necessário realizar um acompanhamento durante alguns dias seguidos, dessa forma, é possível obter os valores e resultados para saber se o paciente está realmente com hipertensão. 

Existe a conhecida como “Hipertensão do Jaleco Branco” – isso acontece quando só há mudanças na pressão durante a consulta e, em casa, os índices permanecem normais, e nos casos denominados de “Hipertensão Mascarada” – com alteração quando está fora do consultório, o diagnóstico deverá ser confirmado através do exame MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial). O aparelho é colocado no paciente por 24h para medições e acompanha a variação da pressão durante todo o dia, em diversos momentos. 

Somente em indivíduos que apresentem valores normais na consulta e em casa, o diagnóstico de hipertensão pode ser descartado. 

A Hipertensão tem cura?  

A hipertensão não tem cura, mas tem controle, porém, uma vez controlada o paciente poderá viver muito bem e com qualidade de vida. Por isso, é importante realizar frequentemente check up e investigar como anda a sua pressão arterial, pois além de evitar problemas ainda maiores, é possível diagnosticar e controlar a sua pressão, e buscar uma mudança de hábitos para uma vida saudável e livre de sustos. 

Como prevenir ou controlar a hipertensão? 

Adotar um estilo de vida mais saudável é a principal forma de prevenir e controlar a pressão arterial, por isso, é importante buscar e praticar novos hábitos na sua rotina. Além disso, existem medicamentos que ajudam a controlar a pressão. São remédios controlados e que devem ser receitados por um médico, por isso, é importante que o diagnóstico seja realizado para que o medicamento seja receitado de acordo com a sua necessidade. 

Veja alguns: 

  • Controle de peso. – A obesidade é um fator de risco não só para hipertensão, mas para outras doenças;
  • Uso de medicamentos (indicados por um especialista);
  • Redução do sal, sódio e alimentos industrializados;
  • Atividade física frequentemente;
  • Controle do estresse; 
  • Abandono do cigarro;
  • Redução da bebida alcoólica.

Agora que você conhece os principais fatores de risco e viu como prevenir e controlar a sua pressão arterial, que tal encontrar o seu medicamento com mais facilidade, pedir sem sair de casa e ainda economizar? Conheça o PediuFarma, um aplicativo que vai levar mais praticidade para a sua vida. Clique aqui e baixe o app nas lojas de aplicativos do seu smartphone!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Postagens relacionadas